Pesquisar este blog


Seguidores do Nosso Bloguinho - Mural Blogger

terça-feira, 8 de junho de 2010

Prefácio de Késia Maressa

Juntas:
NAS LETRAS E NAS ARTES
.
.
Maressa fundadora e organizadora deste blog foi convidada pela autora Margarete Solange para prefaciar o Livro Inventor de Poesia: Versos Líricos. Vejamos então o que essa jovem professora de inglês e literatura escreveu sobre a obra de sua querida mamãe.
.
Prefácio 
.
Na minha concepção, um convite para prefaciar um livro como este se estende a pessoas com bagagem literária, como um crítico, por exemplo, ou um poeta renomado, classes nas quais não estou encaixada. Isso muito me envaidece, pois entendo que se não tenho esses títulos e sou tratada como se os tivesse, realmente tenho lugar de importância na vida daquela que me convidou para desempenhar essa honrosa tarefa.
.
O livro Inventor de Poesia que ora vos apresento reúne poemas com multiplicidade de temas, para leitores de preferências diversas em qualquer idade. A autora, que não se declara poeta, mas se diz escritora de versos, é dona de um estilo bem próprio: criativo, divertido e inteligente; fortemente caracterizado pela intertextualidade e metalinguagem. Surpreende com o talento que tem vindo da alma para criar e com a arte que possui para lapidar, aparar e montar seus versos.
.
Escrever é seu ofício. Um ofício que desempenha com paixão e seriedade. Sobre isso diz no poema “Vida e Obra”: Trabalho esculpindo poesias, /Aparando as arestas, /Lapidando aqui e ali... Em “Versos de Aprendiz”, fala também sobre esse tema: Escrever é meu refúgio./ Mergulho em meu ofício,/Modelo palavras. / Monto e desmonto versos.
.
Aos amigos dedica sua “Herança em Palavras”: Aos amigos deixo toda a minha gratidão, /Meus versos, todos os meus escritos, /Enfim, tudo que criei, /Que saiu do mais profundo de mim. No poema “Contentamento,” além da herança em versos que repartirá com muitos, menciona novamente o prazer de escrever: “Não quero sepultar o meu talento, / Se com ele posso contentar outras pessoas. / Aproveito os dias longos, / Para compor a herança que / Repartirei com muitos. / Escrever é meu ofício/ E meu prazer. E, ainda nesse poema, numa alusão aos versos bíblicos, que recomendam que quem está alegre cante, quem está aflito, ore, ela diz: Se estou alegre, canto. /Se estou triste, faço versos.
.
Num mergulho à literatura universal, a autora conversa com o escritor Allan Poe nos poemas “Pra Sempre” e “Nunca Mais”, e com Elizabeth Bishop, respondendo ao seu poema “One Art”, com o poema “A Arte de Perder”.
.
Brinca com o trágico em “O Riso e o Pranto”, faz retratos escritos de si mesma nos poemas “Retrato Escrito” e “Metade de Mim”. De igual modo retrata com realismo outros quadros, como o de uma criança sozinha no leito de um hospital, vítima da “Guerra dos Homens”. Com isso, leva o leitor a visualizar cenas que ela pinta com palavras, conseguindo deslocar o leitor para dentro de sua obra.
.
Impressiona a mim e a outros o fato da autora desde cedo trazer na bagagem a habilidade de se expressar e montar seus versos belos e singelos como denunciam as poesias “Um chão Maior”, “Noite” e “Restos”, escritas e publicadas na adolescência. Há ainda escritos irreverentes como “Anúncio” e “Procuro Alguém”, feitos como que por brincadeira, apenas para divertir o leitor.
.
Enfim, são poesias para todos os momentos, que provocam no leitor as mais variadas reações, desde simples descontração a profundas emoções e deleite espiritual. Por todas essas razões, recomendo o livro “Inventor de Poesia: Versos Líricos”, certa de que cada leitor será envolvido pelas poesias multifacetadas deste livro, identificando-se mais com essa ou aquela, dependendo do estilo e preferência de cada um.

 Késia Maressa  

Graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas  professora de Inglês e Literatura.

Fonte: Margarete Solange. Inventor de Poesia: Versos Líricos. Queima-Bucha, 2010.
.

12 comentários:

  1. Valeu Maressa, ficou muito bom o prefácio.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Rafa, foi para mim um grande privilégio ter sido convidada para prefaciar este livro tão maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Amo essa garotinha. Para ela dedico o significado da palavra Maressa conforme wikipédia, segundo parágrafo. TE AMO FILHA!

    ResponderExcluir
  4. Brigada mãe! fiquei emocionada! =D

    ResponderExcluir
  5. Gente de Deus!Essa menina é 10!Por isso o prefácio ficou 10.
    Parabéns Maressa, tão jovem e tão responsável.
    Depois desse prefácio tenho certeza que ñ vai ficar ninguém sem este livro.Vou falar o q/ ñ pode fazer quando o livro for publicado:pegar emprestado da colega,xerocar ou roubar.
    maria saudades.

    ResponderExcluir
  6. Querida Nadjane, o livro Inventor de Poesia: Versos Líricos já está publicado. No final dessa semana ou na próxima semana, Rafa vai levá-lo até o seu trabalho, Ok? Como vc ganhou no sorteio o livro Inventor: Fantoches e Poesias e vc já havia comprado um exemplar, sugeri que ela levasse pra vc o Inventor: Versos Líricos, concorda?

    ResponderExcluir
  7. Rafa já me entregou o livro "Inventor de Poesias Infantil Fantoches e Poesia!Em nome de Jesus ñ pire,precisamos de vc muito,muito.

    ResponderExcluir
  8. Que menina espetacular. Ficou bonito. As duas tão bem combinadas. Também uma herdou os talentos da outra. Herdou tudo, fez letras, é professora e agora escritora. Eita, vai tomar o lugar da mãe. rsrsrs. Ficou perfeito os comentários da obra, gostei. Ficou bonito, bom de verdade.

    ResponderExcluir
  9. Hum... filha de gata, gatinha é! Não podia ser diferente,ficou ótimo, comentários perfeitos, não nega a mãe que tem. Já dá pra ver que tem jeito pra coisa.

    ResponderExcluir
  10. Começa com um prefácio, depois artigos, depois livros. Parabéns pelo prefácio. Muito legal.

    ResponderExcluir
  11. Aiii Maressa o prefácio tá é comentado, tá bombando. Imagina quando for o seu livro!

    ResponderExcluir
  12. Maressa, garotinha do meu coração, adorei o seu prefácio. Quando eu escrever meu livro, tou inventando um sobre o mundo animal, então quero que vc faça um pré-difícil pra mim, não gosto de nada fácil. Brincadeirinha, grande amor... hehehe. Adoro essa menina... Ela é minha musa conspiradora!hehehe.

    ResponderExcluir