Pesquisar este blog


Seguidores do Nosso Bloguinho - Mural Blogger

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SÍTIO TRAPIÁ

Antes das fotos, vamos aos fatos. Um punhado de anos fazendo graçinha com o Sítio Trapiá porque o nome parecia muito engraçado, até que este ano, surge o convite para participar de uma ação social na qual a comunidade receberia visitas de voluntários para levar a população do lugar atendimento médico, palestras sobre como gerar renda, corte de cabelos, distribuição de roupas e cestas básicas, dentre outras novidades.

A participação da escritora Margarete seria levar animação para a criançada através de brincadeiras, contação de histórias, apresentação de fantoches e poesias.
.
Localizado nos confins do Rio Grande do Norte, o Sítio Trapiá fica entre Mossoró e o Vale do Assú. De acordo com os moradores da comunidade, Trapiá é nome de uma árvore. 
.


Debaixo do sol causticante pela estrada afora, lá vamos nós seguindo as placas: mato de um lado, mato de outro... garranchos secos, chão esturricado, aqui e ali umas casinhas e uns poucos animais.

No meio do nada encontramos adultos e crianças com formiguinhas transitando entre os estandes com algumas exposições de artesanatos e outras novidades. Carinhas assustadas, sorriso simpático, gente de bom coração atenciosa pronta para ver e ouvir.
.
Tendo apresentado os fatos, vamos as fotos:
.
Voluntário orienta a população sobre como gerar renda usando a palha, recurso natural facilmente encontrado na região.
 
Outros voluntários vindos de cidades vizinhas cortam e  escovam os cabelos das pessoas da comunidade.




Minutos depois, a turma do nosso bloguinho prepara o palquinho dos fantoches
Últimos reajustes... Enquanto isso, as crianças vão chegando para participar das brincadeiras.
Começa a animação, brincando de cantar
Vovó Glória e as Crianças na maior animação
Participação do Leão na poesia: Valente como Leão
Luva Lulu conversa com o cachorro da Fazenda
Luva Lulu encontra Pedrinho
Será que a criançada está gostando? Pelo menos é o que parece, vamos conferir?
 Gente grande também se diverte com o teatro de fantoches
Encerrando a brincadeira, o aconchego do abraço
Nos bastidores: Maressa, Layse e Irak
E essa? É a apresentação do Jornal Nacional?
O Senhor nos ensinou a repartir o pão, mas a lição serve para o acento também.
Pois é pessoá, esse foi o nosso grande dia lá no Trapiá. Eita nois na fita. Antes que alguém prigunte, Rafaela não pode i, a substituta foi nossa querida Lalá. Ô trem bã, dispois de tudo nois ainda comeu feijoada. Deus bençoi todo povo daquele pequeno lugar. E se convidá de novo: nois rai, num ramo pessoá?.
.
Fotografias de Jorge Luiz
e Irak Xavier.
.

16 comentários:

  1. TÔ toda arrepiada,pelas fotos o trabalho "diversão" foi bom D+,Gostaria de ter ido,ñ sei fazer o que,mas queria ter ido.As fotos ficaram fotos de profissionais,parabéns o ou fotógrafo.

    ResponderExcluir
  2. Você teria adorado ir. Foi bom demais. Foi lindo ver as crianças com carinha feliz, assistindo com tanta atenção. Fomos convidados pra voltar lá, mas ainda não está marcado dia. Vamos ver se dar certo qualquer dia você ir conosco para o Sítio Trapiá ou para outro lugar. Eis qui o convite. Bj

    ResponderExcluir
  3. Belo trabalho. Eu estava presente e pela reação das crianças e pelas fotos publicadas e não publicada percebe-se que se encantaram com as apresentações de fantoches. Esse é o tipo de trabalho que prende a atenção das crianças. Acredito que lá no Trapiá não é sempre que tem trabalhos como esse, por isso até mesmo adultos apreciaram.

    ResponderExcluir
  4. è isso mesmo genteboa, não basta ter fé... Tem que ter tb ação e ação social é menhor ainda.
    Goxtei muitxu!!!

    ResponderExcluir
  5. Legal d+! As crianças parecem que gostaram muito. É isso ai! Pena que eu não pude ir, mas espero que tenha outra oportunidade para eu estar lá.

    ResponderExcluir
  6. Foi Bom demais mesmo, Foi ótimo, muito legal... nunca tinha participado de um evento como esse, e como foi a primeira vez adorei muito... principalmente a parte das historinhas da Luvinha Lulu... Fiquei um pouco tímida mais tudo bem... Adorei...

    ResponderExcluir
  7. Pois é Lalá, que bom que vc gostou. Eu tbm amei, gosto muito desse tipo de trabalho. na próxima quem quiser ir está convidado!

    ResponderExcluir
  8. Ficou fantástico. Adorei as fotos, amei o trabalho. Gosto muito desse trabalho, parece até que estou lá como essas crianças de boca aberta admiradas olhando. Acho interessante como eles ficam admirados. Um trabalho desse é gratificante, pela reação das crianças a gente vê o resultado, vê que agradou. As pessoas dos lugares simples como esse sítio recebem um trabalho desse muito carinho, vale a pena. Da próxima quero ir também. Guarda o meu lugar Maressa.

    ResponderExcluir
  9. Ih Naid, cadê vc? Nunca mais deixou nenhum recado pra mim. Vamos marcar um dia pra gente se conhecer no Sítio Trapiá, no meio da criançada comendo feijoada.

    ResponderExcluir
  10. Que trabalho hem? Super legal nota-se pelas fotos e relatos, maravilhoso amo esta vida , espero que algum dia desses possamos ir juntas, é como se eu tivesse ficado com água na boca.kkkkkkkkkkk
    Beijão .

    ResponderExcluir
  11. Será um prazer, Vanuza, irmos todos juntos numa alegre caravana rumo ao Trapiá. Adorei o lugar e as pessoas. Pelas carinhas das crianças dá pra ver como eles gostaram. Todos da equipe adoraram, Lalita que foi substituindo Rafaela e participou pela primeira vez disse que adorou, foi ótimo! Creio que eles vão gostar de nos receber por lá de novo. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. É isso aí Maria,vamos juntas se DFeus quiser e a turma do fantoche.Não esqueci de vc ñ viu?Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Meus parabéns, mãe abençoada!Que o Senhor te proporcione muitas oportunidades de levar um de seus dons para tantas crianças! Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada filho. O mesmo digo pra você: que o Senhor te use sempre através de seus dons e talentos. Abração menino talentosos.

    ResponderExcluir
  15. Um pouquinho do seu precioso tempo para alegrar e fazer essas crianças com os rostinhos mais felizes,isso sim é um grandioso tempo que pra essas crianças possam ter mias lazer com pessoas especias com vc e sua equipe,parabens por esse trabalho continue ,existe muitas crianças que se quer tem direito de ser crianças,vocês não só repartiram o pão mais tudo de bom que vocês tem, parabens........

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, João, pelas gentis palavras. Acho muito emocionante quando vejo no rosto das crianças que elas estão gostando e se divertindo com esse trabalho com fantoches. Fazer essas crianças sorrirem me deixa realizada.

    ResponderExcluir