Pesquisar este blog


Seguidores do Nosso Bloguinho - Mural Blogger

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lalita Bonita



Oi gentiiii, maravilhosa!!!! Eu, Aninha DiCaprio, que adoro shopings e festas, venho animadamente anunciar o aniversário de Lalita Bonita, uma das fotografas desse Nosso Literário Bloguinho. Ela também trabalha nos bastidores do teatro de fantoche animando os bichinhos, contanto que eles não tenham que falar NADA! Se forçar a barra ela tem uma crise de riso. Aliás, o que ela faz quando não está rindo, fica bem difícil dizer. Vamos chegar mais perto para vê-la na intimidade recepcionado os convidados que vão chegando para sua festinha de aniversário. Em especial, um amiguinho seu que ultimamente anda muito mal humorado.
Oi, pessoal, sejam bem-vindos! 
Bem vindo Rex, fique à vontade, a casa É SUA!
 
Bem-vindo Meek, obrigada pelo cheirinho no pé. É uma grande demonstração de carinho de sua parte.
 
Que foi pessoal? Meu pé é cheirosinho, hein!
 
Alguém mais vai querer cheirar meu pé ou já posso baixá-lo?
 
Vou dar uma atençãozinha a Rex, ele está ali tão solitário....
Oi, Rex , Vamos sentar ali naquele banquinho.
Vai tirando a mão da minha cabeça porque eu sei que o seu namorado é grandão e eu não estou a fim de confusão.
É mesmo, ele é aquele que está ali tirando fotografias...
Ah é?! Pensei que ele fosse mais alto. Se rolar a briga eu me garanto.
Vou chamar uma amiga pra sentar aqui com a gente, só assim ele não fica enciumado.
–  Amor tira aqui uma foto da gente!
–  Alguém ai me chamou de amor?! Alguma das duas beldades topa dançar uma valsa comigo?...
–  Eu topo!!!
– Só restou nós dois de novo...
– Então, não puxa conversa comigo. Não estou a fim de me meter em confusão!
 – Rex ainda sozinho ai Rapaz, vem se enturmar, deixa de ser cismado.
 
Se você vier eu deixo você dá um cheirinho no meu pé.
 
E ai, vem ou não vem?
Depois eu vou, estou apreciando a lua cheia!
Eu vou é cair fora. Ela é muita ração para o meu caminhãozinho


Hora de cantar os parabéns, força na garganta rapaziada...
Porque você, LALITA,  é dez +
Beijos de toda turma do Literário Bloguinho.

domingo, 28 de agosto de 2011

Soneto de Fidelidade

Oi pessoal dei uma passadinha para ler a nova postagem do nosso bloguinho e o que vejo? Nenhuma postagem recente.Onde está todo mundo?  Ninguém mais trabalha por aqui não, é? Vou cortar o salário de quem não está comparecendo. Será que está havendo alguma greve por aqui e eu não estou sabendo para engrossar o movimento? Esse negócio de greve é meio contagiante. Mas, seguindo em frente com os bois e a carruagem, eu Leon Fernandez, numa nova versão com óculos de grau, lindo de viver e romântico de carteirinha, vou postagem para você um poemaço do grande Vinicius de Moraes. Esse cara é o cara! Quem não concordar vai ter que explicar direitinho o porquê. Vamos nessa?!

                 Soneto de Fidelidade

                                        Vinicius de Moraes

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal selo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama,

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama,
Mas que seja infinito enquanto dure.



Fonte Vinicius de Moraes. Antologia Poética
Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960..

domingo, 21 de agosto de 2011

O Maravilhoso Mundo do BALE



Respeitável público, hoje tem espetáculo? – Tem sim, Senhor! Tem Brincadeiras? – Tem sim, Senhor! Tem leitura divertida? – Tem sim, Senhor! – Tem reconto da história, com dramatizações e teatro de fantoche? – Tem sim, Senhor! – Então tem BALE!! E o BALE o que é? Quem não sabe, tem todo direito de perguntar! Anota aí, rapaziada: Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas. Prazer em conhecer, senhor ou senhora BALE! E vamos seguindo! Porque eu, o palhaço Lolito Fernandez, vou levar você para conhecer como funciona o maravilhoso mundo do BALE. Quem gosta de animação vem comigo!


Olha só que turma simpática. Atenção para foto.
Todo mundo dizendo giz...


Cheio de encanto e beleza, o projeto BALE tem como objetivo incentivar a leitura nas escolas e nas comunidades carentes de Pau dos Ferros e região do alto Oeste potiguar. A equipe desse Projeto fantástico trabalha de forma dinâmica, envolvente e prazerosa, tornando a leitura uma atividade cheia de vida e diversão, o que é requisito fundamental para incentivar a busca e prazer pela leitura. O Projeto nasceu em 2007, idealizado pelas professoras Lucia Sampaio e Renata Mascarenha. A princípio as atividades eram desenvolvidas apenas em dois bairros de Pau dos Ferros, a saber, São Geraldo e Riacho do Meio. Em 2009 avança para outros bairros e municípios circunvizinhos. 
 O projeto conta com um vasto acervo formado por livros infantis e adultos de gêneros diversificados. A cada semana a equipe desenvolve várias atividades, as quais são: encontros semanais, rodas de leitura, contação de histórias, reconto pelo público, dramatização pela equipe, uso de fantoches e do Cine BALE, dentre outras. 
Com base no pressuposto de que o texto literário é uma ferramenta que une ficção e realidade, o projeto almeja estimular a criança para o ato da leitura desde as fases inicias. No entanto, procura envolver em suas atividades pessoas de todas as idades numa viagem através da imaginação, na qual os personagens saltam da literatura para interagir com o mundo real, através de animação da história por meio de fantoches e dramatizações. Viram só? Fabuloso, não é!! De forma Lúdica e prazerosa o BALE prende a atenção do leitor ao texto, despertando naturalmente o fascínio pela leitura. A equipe atua também fora do contexto escolar, ou seja, na comunidades em geral, pois deseja plantar a semente naqueles que estão fora dos domínios da escola. 
De acordo com o relatório do projeto, existe uma grande carência literária nas escolas visitadas, muitas não dispõem nem mesmo de uma biblioteca ou espaço destinado à leitura. Dessa forma, o Projeto é recebido com total e absoluto fascínio. Era de se esperar! 
Ler ou contar uma história
 
é sempre uma
experiência gratificante!
 (Lúcia  Pessoa Sampaio)
O BALE tem como responsável e proponente a professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio e como coordenadora Diana Maria Lopes Leite Saldanha. É uma iniciativa do GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem), da Universidade (UERN), com a participação de professores, alunos voluntários e bolsistas, dos Departamentos de Educação e de Letras que atuam como mediadores de leitura entre o texto literário e o leitor. E para o desenvolvimento de suas atividades, conta com o apoio de alguns parceiros, dentre eles, o BNB, BNDS, FAPERN; Governo Federal; Governo Estadual; Cultura Ponto de Leitura; Bolsa FUNARTE de Circulação Literária; PROEX e da UERN que disponibiliza o espaço para as reuniões de planejamento, o qual funciona também como e local para organização do acervo bibliográfico. Essa instituição fornece ainda transporte e motorista para locomoção da equipe em visitas as comunidades. 
Prêmio viva Leitura

Atualmente em sua 4ª edição, buscando a cada ano expandir suas atividades, esse projeto avança, conquistando mais e mais credibilidade no meio acadêmico e social. Sendo contemplado com prêmios e recebendo reconhecimento através da mídia, e também das escolas nas quais o projeto tem se apresentado. Ganhando destaque através de Prêmios Nacionais, como o “Troféu Viva a Leitura” e a “Bolsa de Circulação Literária” (FUNARTE).


Agora, vamos dar uma fiscalizadinha para ver a turma do BALE em ação 
Batendo á porta dos leitores. Uma missão pra lá de divertida! 

Reconto da história na cidade de Luis Gomes.
Contação da história no Bairro São Geraldo
Contação da história no Bairro Manoel Domingos
Roda de Leitura
Roda de Leitura

Interação com o público
Contação da história  
Contação de história e entrega de presentes

A família BALE sente-se ricamente gratificada pelo prazer de “levar as pessoas carentes conhecimento cultural e lazer, conduzindo pessoas ao mundo encantado por meio de suas leituras, como forma de fuga para a dura realidade que os cercam. A cada encontro deixam plantada uma semente de interesse pela leitura.” Seus membros sentem-se realizados por serem responsáveis por largos sorrisos que se estampam no rosto daqueles que se encantam com essa mistura de mundos, pessoas, príncipes e princesas, bichos e coisas que falam. Isso os motiva a prosseguir e realizar um trabalho com seriedade, humildade e grande comprometimento. 

BRAVISSIMO, BALE!  NOTA MIL... 
Todos vocês são EXPETACULARES!!!


Texto de : Margarete Solange
Revisão: Jorge Luiz
Fotografias: cedidas por  Lúcia  Sampaio
Fonte consultada e citada: PROJETO BALE 
4ª EDIÇÃO /2010-2011.  RELATÓRIO FINAL. 
Pau dos Ferros, 2011.
Sobre Lúcia  Pessoa Sampaio

Sempre costumo dizer que sou alguém afetada pela identidade de quem nasceu num lugar, mas teve que aprender a admirar outro por ser este que conheceu o suficiente; filha de uma família que não pôde conviver, mas aprendeu a respeitar e adotada por outra que aprendeu a amar. E foi  no seio dessa família que a vida me confiou, que planejei e alimentei o meu desejo interior de ler e me emocionar. Assim com Miguel Sanches, apesar de não ter herdado uma biblioteca herdei a vontade de montá-la e por onde estiver viver sempre rodeadas de livros. Isso se explica porque advenho de tradição rural e sempre desejei ter muitos livros como forma de conhecer, viajar e de vencer o cansaço da rotina entediante de moer e pilar o milho. Aos dez anos, enquanto moía pensava que devia existir vida melhor do que aquela, todavia, dos modos de viver eu só conhecia os que me chegavam através da leitura, que eu fazia escondido, enquanto a roupa quarava na cachoeira, dentro no mato, na companhia de um velho cachorro chamado "Tupi".  das experiências de leitura aquelas realizadas em espaço não escolar, posteriormente, em ambiente familiar me dão a clareza de que foram as mais marcantes, pois foi através dos romances que conheci muitos lugares do mundo e assim com as personagens que venciam, ia vencendo também do jeito que me era possível. 

sábado, 13 de agosto de 2011

Paizinho



 Meu paizinho querido,
Quem te fez tão bonito,
Tão meigo e amigo?
Deus criador
Com cuidado criou
Um presente lindo
E o deu para mim.

Em ombros tão largos
Reclino a cabeça,
Homem severo,
Homem sincero,
Figura tão nobre
Rico ou pobre...
Diamante tão raro,
Presente tão caro,
Jóia de rico valor.

Fonte: Margarete Solange. 
Inventor de poesia infantil: 
fantoches e poesias
Queima-Bucha, 2010





Para ler outras poesias em homenagens aos PAI, 
é só clicar nos links abaixo.
No  Nosso Literário Bloguinho poesia "PAI"
E no Sou Contigo: “Aquele que amo” 

sábado, 6 de agosto de 2011

Coisas que engordam


Oi, gente, sou Aninha Dicaprio falando sobre coisas que engordam a gente, e sem a gente sequer desconfiar. Vamos então aos primeiros socorros. Como estou meio sem tempo para fazer uma matéria bem científica, vou contar pra você o exemplo de uma grande amiga minha que estava engordando dia a dia sem  saber porque. Gente ,olha só como temos que ser cuidadosos com nossa vida em tudo. Não podemos usar nada sem ler as informações sobre o produto. Essa amiga minha que já estava ENORME tentou todo tipo de dieta... nada resolvia. Então ela mesma resolveu se pesquisar para descobrir o que estava lhe deixando tão volumosa! Resultado: o vilão era o xampú. Ora, estava bem escritinho na embalagem para todo mundo ver:“para dar corpo e volume”. Gente, a menina tava com um corpão e com um volumão. É, mas para tudo há uma saída! Ela então começou a procurar um outro produto que fizesse o efeito contrário. Tempos depois, leu no detergente: “dissolve a gordura, até as mais difíceis”. Agora é só esperar pra ver. Eu acho que com essa troca, ela vai ficar magrinha, magrinha. Olha só onde estava o grande problema, no xampu para dar corpo e volume, eu hein! Nunca mais vou usar nada sem ler, já pensou se eu uso esse tal xampu, estava uma baleia e sem saber porque. Sim porque em matéria de dieta, eu até que sou... hum... hum... quer dizer. Deixa pra lá. Vamos descobrir uma maneira de emagrecer sem ter que deixar de comer pizza, chocolates, sorvetes, e um monte de etc que todo mundo adora. Amiga, se essa matéria te comoveu, deixa recado, ta?


 Beijo da Super...
Super magra, hein pessoal, nada de fazer graçinhas com a minha pessoa! Ai, estou tão feliz porque Adriane Galisteu emagreceu 16 quilos depois da gravidez.  Ela é uma graça!