Pesquisar este blog


Seguidores do Nosso Bloguinho - Mural Blogger

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CHÁ LITERÁRIO

A noite do dia 30 de setembro foi de muita festa para a Escola Estadual São Judas Tadeu (MG), que conta atualmente com 100 alunos. Sob o cuidado e organização do Especialista de Educação Básica, Ismael Lopes, a vice diretora, Fabiane Oliveira e demais profissionais da área de Linguagem foi realizado o II Chá Literário da escola, que contou com presença expressiva de alunos e funcionários. O evento teve por objetivo fomentar e socializar a apreciação literária e artística de modo geral, englobando diversas disciplinas, passando pelo português, inglês, história e envolvendo até mesmo a matemática.
O trabalho de preparação para o Chá Literário ocorreu durante o terceiro bimestre com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A leitura nunca é demais e a escola foi palco deste universo fascinante, embalado por poemas de Marilene Godinho, Margarete Solange e Cecília Meireles, todos declamados por alunos. Para dar início a extensa programação houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, apresentação de danças, além da peça teatral “ Sítio do Pica Pau Amarelo”. Foi sem dúvida um exemplo de superação das dificuldades, na esperança de sempre alcançar os objetivos almejados. Antes de finalizar a primeira etapa do evento, a diretora Gilma Antunes aproveitou a presença dos responsáveis e apresentou a equipe da escola, composta por professores e funcionários, promovendo maior interação entre a comunidade escolar. Após as apresentações, uma recepção completa, relembrando a tradição do chá com bolo ou biscoito e um bom livro por perto. A festa foi encerrada com gostosuras diversas apreciadas por todos os participantes, que garantiram o sucesso do evento. 
O projeto “Chá Literário” começou pela necessidade de um reforço da biblioteca e passou por todo um processo, anterior ao encerramento desta quarta-feira. Desejando ampliar e reforçar o acervo, veio a ideia da campanha para que doações de livros fossem feitas à escola e assim pudesse reforçar o hábito da leitura nas crianças.
De acordo com a diretora da escola, esta etapa finalizada é com certeza apenas uma primeira edição, pois o projeto foi muito bem recebido por todos, contando até mesmo com o apoio da escritora norteriograndense, Margarete Solange, que, além de suas obras, fez doações de livros de expressivos escritores da literatura brasileira. Gilma considera que valeu muito a pena o empenho de todos os professores, alunos e funcionários em conjunto. Todos se envolveram mesmo que não participando diretamente das apresentações, como o bibliotecário que ajudou nos ensaios das peças teatrais. Para ela a chegada de novos livros é sempre uma novidade boa e bem vinda, permitindo que os alunos tenham acesso a uma biblioteca mais estruturada. E por considerar a leitura um trabalho de suma importância, espera que a comunidade escolar continue empenhada nesta campanha. Graças ao bom número de doações, os resultados foram visíveis e os alunos estão lendo mais do liam que antes. A diretora Gilma espera contar com os novas doações de livros, afinal, a campanha não acabou. E finaliza parabenizando a todos pelo sucesso do projeto e pelos momentos agradáveis. 








 





Escola Estadual São Judas Tadeu,
Minas Gerais
Reportagem e fotografias enviadas por 
Ismael Lopes:
Especialista em Educação Básica



Nenhum comentário:

Postar um comentário