Pesquisar este blog

Seguidores do Nosso Bloguinho - Mural Blogger

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Projeto "Eu leio e você me escuta"

O projeto EU LEIO E VOCÊ ME ESCUTA teve início em março de 2015 e tem como objetivo despertar a curiosidade e interesse pela leitura. Idealizado pelo especialista em Educação Básica, Ismael Lopes, a partir do diagnóstico de que os alunos da Escola São Judas Tadeu (MG) tinham dificuldades de leitura e interpretação. Para despertar a curiosidade e interesse dos alunos, o bibliotecário, além de fazer o empréstimo dos livros, se mantém na expectativa de ouvir os recontos; e ajuda também a montar o jornal mural com o nome NOTÍCIAS DO DIA. Nesse jornal são postados dicas de leitura, textos informativos, contos, poemas, receitas e dicas de leitura de livros. O especialista ler trechos de livro para os alunos e, em seguida, posta pequenas resenhas com finalidade de aguçar a curiosidade dos leitores. Com isso os motiva a recorrer a biblioteca para prosseguir com a leitura. Na semana seguinte, os estudantes fazem o reconto ao bibliotecário. A leitura não acontece somente na biblioteca, todos os professores da referida escola estão envolvidos no projeto. Além dessas atividades, são realizados também piquenique de leituras no pátio da escola ou na praça do povoado. Mensalmente bibliotecários de outras escolas contribuem também com o projeto proferindo palestras. O projeto se desenvolverá até a última quinzena de setembro, culminando com um Sarau e o Chá Literário com a exposição de todo o trabalho realizado pelos alunos, ou seja, livros de poesias, conto, poemas, paródias etc.






 

 



Texto e fotografias
Enviados por Ismael Lopes

3 comentários:

  1. Massa. Muito bom o projeto. Na realidade é muito difícil um bibliotecário fazer isso. Nem todos professores querem fazer. Parabéns a Ismael Lopes e toda equipe da escola. E vejo que escolheram bons livros para botar os alunos pra ler. Eles vão se divertir com as leituras, vão gostar muito desses romances e não vão querer devolver esses livros kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a Escola São Judas Tadeu (MG). Despertar nos alunos o prazer pelo hábito da leitura é uma prática que trará bons frutos para toda vida.

    ResponderExcluir