Pesquisar este blog


Seguidores do Nosso Bloguinho - Mural Blogger

sábado, 19 de setembro de 2015

PROJETO "EU LEIO E VOCÊ ME ESCUTA"

ESCOLA SÃO JUDAS TADEU, 
MINAS GERAIS
.
O projeto "Eu leio e você me escuta" iniciado em março de 2015, segue seu curso sendo bem sucedido na tarefa de despertar a curiosidade e o interesse de jovens estudantes para ler por prazer. Este projeto foi idealizado pelo especialista em Educação Básica, Ismael Lopes, a partir do diagnóstico de que os alunos da Escola São Judas Tadeu (MG) tinham dificuldades de leitura e interpretação. Para realização do projeto foi preciso primeiramente aumentar o acervo da pequena biblioteca da escola. Para isso Ismael e demais pessoas envolvidas no projeto conseguiram doações de livros. Entre os parceiros doadores, a escola contou com o apoio da escritora Margarete Solange, de Natal, RN, que além de livros de sua autoria, doou também exemplares de clássicos da literatura brasileira. Dessa forma, conseguiram que os alunos tivessem acesso a leitura de poesias, crônicas, contos e romances. O bibliotecário se encarrega de emprestar os livros e se prontifica a ouvir os recontos feitos pelos alunos. Além disso, junto com os professores desenvolve uma série de atividades de leitura que acontecem não somente em sala de aula e na biblioteca, mas também no pátio da escola e até mesmo na praça do povoado. Além das muitas atividades desenvolvidas internamente, os leitores pode escolher o livro que deseja ler em casa; ao termino da leitura reconta a obra lida. Portanto, o projeto avança e já recolhe os bons frutos de uma colcheta que começa na escola e salta para toda a vida. 
.










Informações e Fotografias 
Enviadas por Ismael Lopes (MG)

3 comentários:

  1. Que projeto interessante! com a doação dos livros da escritora Margarete o projeto terá ótimos livros para seu bom andamento. Parabéns pela iniciativa do projeto.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho importante. Despertar o prazer e hábito de leitura nos adolescentes é uma prática que trará benefícios para toda vida.

    ResponderExcluir