Sexta feira, 23 de outubro, fomos convidados para estar na Escola Municipal Professora Elza F. de Sena para participar do encerramento do projeto “Ler e Escrever se aprende brincando".
Para o desempenho de suas tarefas no decorrer do projeto, cada sala escolheu um autor brasileiro relacionado a literatura infanto-juvenil. Na abertura da exposição dos trabalhos, a professora Gilvani inicia falando da importância do projeto e de como foi interessante e proveitoso. Em seguida, sua turminha apresenta para as demais o cartunista Maurício de Souza e sua obra. Os alunos leram pequenos textos nos quais falavam que o artista começou seus trabalhos com os personagens Bidú e Franginha, e que depois vieram os demais. Numa brincadeira de roda, cada aluno apresentou um dos personagens do autor dando ênfase aos mais conhecidos: Cebolinha, Mônica, Magali e Cascão.
A professora Magnólia do 2º ano estudou com seus alunos as poesias de Cecília Meireles destacando em sua introdução que o belíssimo trabalho da poeta agrada não só as crianças mas a todos. A aluna Alice recita um trecho da poesia "Instantes" que diz. “Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste, sou poeta.” Encerram a apresentação da turma com a poesia “Ou isto ou aquilo”.
A professora Laine do 3º ano introduz seu trabalho dizendo que achou interessante escolher um autor que fosse representante de nosso estado, e que o fato de ter convidado a autora para estar presente no evento causou grande expectativa entre os alunos. E que foi bastante proveitoso os trabalhos realizados em forma de leitura de poesias, desenhos, pinturas etc. Os alunos pintados e usando aventais coloridos encenaram a poesia “Vinde a Mim” do Livro Inventor de Poesia Infantil da autora Margarete Solange trabalhado durante o projeto.
Na seqüência, a aluna Andréa de 9 anos entrevista a escritora, iniciando por questões biográficas e encerrando com a pergunta "por que você escreve?". A autora diz que esse dom que vem Deus surgiu em sua vida desde os primeiros anos quando ela não sabia nem mesmo o nome e significado daquilo que escrevia.
Convidada a deixar uma mensagem para os estudantes, ela diz:
"A mensagem que deixo para vocês é a seguinte: vocês estão indo no caminho certo. Creio que o fundamento da vida, de tudo, é ler. Ler leva a escrever, a se posicionar, a querer crescer. Então nunca deixem de ler. Leiam agora o que a professora mandar ler, mas sempre estejam lendo... a vida inteira, até velhinhos, porque a leitura é a coisa mais importante da vida para fazer a gente crescer, para nos dar conhecimento, e o conhecimento é uma grande riqueza. "
É isso aí, sábias palavras, não acham, crianças?!
Por fim, os alunos do 4º ano da professora Maria dos Anjos, apresentam seus trabalhos sobre a escritora Ruth Rocha, educadora e jornalista com livros publicados em 9 idiomas, sendo uma das escritoras mais conhecida entre os autores brasileiros.
Alguns dos trabalhos criados no decorrer do projeto foram afixados nas paredes.
Encerrando a exposição do projeto, o aluno Alan Café totalmente desinibido canta a música “Como Zaqueu”. Ficou bonito! Parabéns ao pequenino e a escola Professora Elza de Sena representada pela diretora Leide Maria Nunes e supervisora Delvani.
Após a exposição de seus trabalhos, os alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano assistiram as poesias “Questões de Lógica Infantil”, “Jesus Bebezinho”, “G ou Z” , “Fazendo Amigos”, dentre outras do livro Inventor de Poesia Infantil cantadas e recitadas pela autora e seus amigos fantoches.
No início da apresentação, enquanto montávamos o nosso palquinho para a atuação, a autora contou para a garotada a história do fantoche Leon Fernandes, que eram uma bolsinha de criança e transformou-se em um fantoche muito introme... opa! quer dizer muito inteligente. Tanto é, que trabalha conosco como repórter escrevendo para nós matérias e brincadeiras, comentando as postagens e interagindo com as pessoas nesse nosso gracioso bloguinho.
Pois é, ele adora aparecer: cheio de vida deu um jeitinho de aparecer nas fotos como ator principal. Nos bastidores Layse e Rafaela deram vida a bicharada, mas a autora e eu também estivemos por lá emprestando nossas vozes a alguns bichinhos.
Como o nosso estimado fotógrafo Irakitã não pode nos acompanhar, alguém tinha que fazer a sua tarefa, não é mesmo? E adivinha só quem foi a fotógrafa?
Grande abraço para as crianças, professores e funcionários da Escola Elza de Sena que realizam esse projeto belo e edificante, em especial a professora do 3º ano Laine Cristina e seus alunos que trabalharam com o livro Inventor de poesia Infantil da autora Margarete Solange.
Foi bom demais professora Laine, nós adoramos!
A todos que sempre comparecem, lêem e se divertem nesse nosso querido bloguinho um beijo carinhoso de toda turma.
UAU!!!
.