Pesquisar este blog


Seguidores do Nosso Bloguinho - Mural Blogger

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Homem Trocado

Conto de Luiz Fernando Veríssimo
O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.
        –  Tudo perfeito - diz a enfermeira, sorrindo.
–  Eu estava com medo desta operação...
–   Por quê? Não havia risco nenhum.
–  Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos...
E conta que os enganos começaram com seu nascimento. Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos
redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou
com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não
soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
–  E o meu nome? Outro engano.
–  Seu nome não é Lírio?
–  Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e...
Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na
universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
–  Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.
–  O senhor não faz chamadas interurbanas?
–   Eu não tenho telefone!
Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
–   Por quê?
–   Ela me enganava.
Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:
–  O senhor está desenganado.
Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
– Se você diz que a operação foi bem...
A enfermeira parou de sorrir.
–  Apendicite? – perguntou, hesitante.
–   É. A operação era para tirar o apêndice.
–   Não era para trocar de sexo?


Fonte: Veríssimo. Luis Fernando. 
Comédias para se ler na Escola. Objetivo.

Luis Fernando Verissimo nasceu em 1936, 
em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 
Filho do grande escritor Érico Veríssimo.




7 comentários:

  1. não posso dizer que gostei, o que era para ser uma comédia tornou-se para mim um pesar, coitado do homem trocado, nada dá certo em sua vida

    ResponderExcluir
  2. Coitado do podre do home. Concordo com Maressa. É muita moleza do cara.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkk,ñ consigo ñ rir,que cara sem sorte!Vou parar de resmungar,Deus cuida de mim.kkkk.

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Será que isso aconteceu de verdade? se foi coitado do homem, não dá sorte. KKKKKK

    ResponderExcluir
  5. As crônicas ou contos de Luiz Fernando Veríssimo são muitíssimo atraentes. Esse escritor é realmente é dotado de talento, criatividade e capacidade para esculpir com palavras história bem arquitetadas e divertidas que alcança o interesse dos vários tipos de leitores. Encantam-me seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  6. Respondendo a sua questão, Maria, eu digo que um fato como esse pode até acontecer na vida real, mas também pode ser unicamente criação do autor. O escritor de talento geralmente nos faz acreditar em suas narrativas sejam elas baseadas em fatos reais ou não.

    ResponderExcluir
  7. É o caso da escritora Margarete Solange,quando leio suas obras crei que são verídicas.Ela tmb é muito talentosa!

    ResponderExcluir