Pesquisar este blog


Seguidores do Nosso Bloguinho - Mural Blogger

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Visita ao Sítio Favela

Domingo, 12 de setembro de 2010, ao Sítio Favela, lá vamos nós. O lugar tem esse nome porque o povoado iniciou em derredor de umas árvores frondosas chamadas favelas. Foi esse o relato que nos contaram para justificar o nome do povoado. Chegamos! Três horas da tarde, sol quente, um ventinho que canta e levanta poeira nos recepciona. As crianças vem chegando com sorriso meigo, jeito amigo.  Maressa e Margarete iniciam a brincadeira com umas musiquinhas animadas, conversam com os pequenos enquanto brincam de estátua exibindo poses. Em seguida, recitam a poesia “Advinha”, os pequenos se encantam com abelhinha e puxam conversa. Nos bastidores, Rafaela anima a personagem. A vozinha meiga e engraçada provoca riso e contentamento, a garotada se diverte! É lindo ver como mergulham na fantasia. Na verdade são elas que dão vidas aos bichinhos, nós apenas incrementamos a brincadeira.
Maressa e Margarete cantam e brincam de estátua. 
Rafaela anima a personagem da abelhinha
Vovô glória e as crianças cantam...
Margarete conta história.
Na hora da partida, um coro infantil se despede gritando: “Voltem sempre”. Pelo visto, gostaram de toda turma de gente e de fantoche. Isso nos faz feliz e, como diz o poetinha, essa felicidade “é eterna enquanto dura”.

Pela estrada a fora, lá vamos nós de volta para nossa realidade de asfalto, edifícios, gente grande e corações com gradilhos e cadeados. As carinhas alegres das crianças nos segue em pensamento. O mágico ainda nos envolve. O sol mais ameno se exibe no céu: um quadro lindo! De repente, a travessia pelo meio do rio anuncia um momento de leve tensão. Opa novidades! Um rebanho de cabras nos faz esquecer o medo das águas. Parada para as fotos!


Irak saca a máquina e faz pontaria, uma das cabras para e se ergue fazendo poses. A natureza é sempre uma obra de arte. Depois dos cliques, atravessamos as águas e lá vamos nós seguindo a estrada de frente para o pôr-do-sol que dá seu espetáculo de cada dia.
A voz das crianças ainda ecoa em nossos ouvidos... A vida é assim... “feita de momentos”, como disse poeta Jorge Luiz Borges, e isso acrescento: momentos de singela beleza nos fazem esquecer as agruras da vida.

.
Texto de Margarete Solange
Fotografias de: 
Jorge Luiz: apresentação de fantoches
Irak Xavier: paisagens
.

8 comentários:

  1. Fantástico, bonito. É um encanto viajar para fazer um trabalho desses. Acho que é gratificante, a pessoa ensina e aprende com as crianças, e isso marca e fica pra sempre. Cada criança tem um gesto diferente de agradecer.

    ResponderExcluir
  2. .A maioria das pessoas acha que as crianças de comunidades rurais são ignorantes e nem as tratam como crianças, talvez porque elas não agem como crianças da cidade chorando e berrando mas na verdade elas pensam como criança e ainda que nós não consigamos entender por que elas dão vida a uma fantasia gostam de ser lembradas e receber
    atenção

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bom esse dia. É realmente maravilhoso fazer esse trabalho. Me sinto muito feliz quando vejo que as crianças recebem com alegria nosso trabalho. E o passeio, foi muito divertido,encontramos aventura em tudo. É uma turma animada essa nossa.

    ResponderExcluir
  4. Fotos Lindas!!!!! foi muito bom estar nesse lugar, espero que Deus sempre nos dê a oportunidade de levar a sua palavra para crianças como essas... me senti muito bem recebida.

    ResponderExcluir
  5. Oi gente de Deus,essas fotos confirmam minha gostosa frase.As fotos mostram um trabalho que deveria ser reconhecido nacionalmente,tem tanta coisa ruim por aí.As fotos também mostram a beleza que Deus nos dá,o sol as cabras,tudo.A propósito Leon não se apaixonou por nenhuma cabra não?
    Parabéns gente mais um trabalho para a hora e glória do Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se Leon se apaixonou pelas cabritas, mas eu sim, achei tudo belo, adorei essas fotos. Essa cabritinha posando para foto, o rio, o pôr-do-sol momentos lindos, belas fotos! Gostei demais.

    ResponderExcluir
  7. Essa viagem foi muito legal. É bom poder fazer a felicidade das crianças. Muito bom esse trabalho com fantoches... Belas fotos!

    ResponderExcluir
  8. Amei as fotos: um charme. Natureza linda!!!!

    ResponderExcluir